terça-feira, 11 de agosto de 2015

O amor é exigente




Confira este texto narrado via Soundcloud!



Ahh, o amor...tema que já foi tratado por aqui (confira em O amor é pra mim? e Ágape e outros tipos de amor) algumas vezes, mas nunca me canso de pensar e falar sobre ele. Uma razão para isso? Simples. O amor gera nas pessoas emoções e sentimentos atemporais.

Todo mundo já experimentou de alguma forma, mesmo que através da fantasia, uma dose de amor. E o verdadeiro amor não embriaga, mas traz a lucidez do prazer nas coisas simples e verdadeiras.
Quando falamos de um Deus que é a pura essência do amor, que não é capaz de outra coisa senão amar, e escolhemos por acreditar nisso, nossa vida ganha um sentido todo especial.

Mas o que muitos de nós esquecemos é que o amor é exigente.

O que de fato isso quer dizer? Já pensou nisso?
Exigência. Ação de reclamar ou intentar. Não contentar-se facilmente. Que sempre busca o melhor. Quesitos de vida plena.

Talvez a gente entenda "exigente" como uma coisa ou pessoa chata, arrogante, difícil de engolir. Ao ouvir esta palavra, provavelmente pense na figura do seu chefe ou de um professor da escola ou faculdade, como aquele cara que fica martelando e pressionando pelo resultado.

Mas na realidade, por exigente, devemos compreender em algo que é comprometido, e não envolvido. Amor exigente é amor de quem se doa por inteiro e busca o melhor de si pelo outro.

Como diria Camões, amar é nunca contentar-se de contente.

Observemos esta imagem. Embora frágil, a joaninha é bela. Porém, basta um movimento brusco e ela é esmagada. Tudo o que há de riqueza pode fugir por entre os dedos, literalmente. Ela pode bater as asas e voar, e embora seja tentador colocá-la numa garrafa para admirá-la mais facilmente, sua beleza reside em sua liberdade. Logo, ela não é propriedade de quem a tem nas mãos. Ela somente está sob seu cuidado. Este é o amor exigente.

A exigência reside na responsabilidade. Tomar alguém para você é doentio, logo confundir uma crise de ciúmes com amor é como estar diante da vida real e desperdiçá-la olhando a tela de um celular. A beleza reside na liberdade do ser, e só quem está livre será capaz de respeitar a liberdade do outro, pois só se ama o que se conhece.
Aqui Deus se faz presente. Sendo Ele o verdadeiro amor, exige de nós entrega e comprometimento. Envolver-se com o amor de Deus é como se apaixonar. Mas paixão acaba. O amor, diferente disso, fica. 

A sociedade não precisa de cristãos apaixonados pela fé. Pois nem só de verão o mundo é feito, e as paixões não costumam sobreviver aos frios e rigorosos invernos.

Se alguém lhe perguntar o que é o amor, diga sem medo:

O amor é lindo. Mas exigente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário