segunda-feira, 20 de junho de 2016

Deus ajuda quem cedo madruga?

Sim, você conhece essa frase!!

Nossos avós eram campeões em nos dizer o quanto nosso Pai está lá no céu nos observando e auxilia quem trabalha com afinco. Sabemos que quem trabalha no período noturno merece (e recebe!!) a mesma ajuda do Senhor. Como então traduzir esta frase para os dias de hoje?

De que trabalho este provérbio está falando quando o assunto é o Reino de Deus?
Quando falamos de trabalho, pensamos automaticamente na lógica do "tempo é dinheiro". Mas nem todo trabalho visa o lucro. Quando falamos em ser um cristão comprometido, em nadar contra a corrente, falamos de trabalho que não visa lucro, falamos de missão!

O trabalho em Deus representa a construção e anunciação de seu Reino de Amor, e não há nada mais belo, não é?
Ser cristão significa peregrinar a todo momento. Ser um missionário vai muito além de sair de sua terra natal para anunciar a Palavra de Deus como um estrangeiro. Missão se traduz em ser o Evangelho que o irmão lê, todos os dias, em todos os momentos e ambientes.

É hora de atualizar a nossa frase: Deus ajuda quem cedo madruga...para anunciar o seu Plano de Amor!

Temos o costume de traduzir esta frase em ações grandiosas. Sim, é lindo aquele que crê na Providência e sai em missão como nos ensina o capítulo 9 do Evangelho de São Lucas. Mas você pode (e deve!!) ser missionário onde você está.
Caminhar nesta estrada rumo ao céu nos traz uma certeza sobre Deus: cada passo é importante, e cada dia é único. Na tarefa de mostrar para as pessoas que nos rodeiam quem é Deus, são as condutas simples quem traduzem com maior perfeição a essência do amor de Cristo.

Atitudes podem dizer mais do que palavras neste caminhar. E sabe por quê?

Por que as vezes complicamos as coisas demais. Perdemos tanto tempo tentando demonstrar que somos melhores para o outro que parecemos egoístas aos olhos de quem não conhece a Verdade.
Ao invés de usar palavras, use gestos. Seja simples. Faça o "feijão com arroz". Era assim que Jesus fazia. Mesmo quando reunia os seus amigos para falar sobre os Planos do Pai, sempre buscou traduzir em palavras próximas do cotidiano deles. Sempre falou através de parábolas, pequenas histórias que se aproximam da linguagem infantil por sua simplicidade e ao mesmo tempo carregam consigo imenso valor.

Você, como missionário, não é capaz de testemunhar como Deus se faz presente em sua vida nos momentos que parecem "bobos" de tão simples? Não é capaz de fazer isso do seu jeito bem humorado, trazendo alegria pra quem escuta? Ou mesmo se você faz o estilo mais quieto, reservar um momento para entregar tal fato como uma joia a quem precisa ouvi-lo?
SIM, VOCÊ É CAPAZ! Deus capacita seus escolhidos, não tenha medo de assumir isso como verdade!

E da próxima vez em que ouvir a frase "Deus ajuda quem cedo madruga", lembre-se que o Pai te convida a amar, pois só o verdadeiro Amor é capaz de fazer novas todas as coisas.


4 comentários: