#9 - O que esta imagem desperta em você?
Você é um cara legal? Uma menina bacana? Perguntas desse tipo costumam ser direcionadas não a você, diretamente, mas indiretamente, para pessoas que convivem com você. E aí, já se perguntou como seu pai, sua mãe, seu irmão, seu parceiro ou vizinho responderiam a esta questão?
Essa pergunta é um desdobramento da imagem acima. Dias atrás compartilhei-a com alguns amigos e as respostas me chamaram bastante a atenção. A partir delas, nasceu este post.
E lá vamos nós para mais um #postinterativo!
Esta é a face de Cristo, acredito que não seja novidade para você. Uma pintura que de tão usada e propagada desconhecemos seu criador. E quando falo aqui de face de Cristo, a ideia é exatamente esta, pois não importa o artista desta ou daquela obra de arte. Afinal, quem sabe realmente como Jesus era?
Esta indefinição convida diariamente a cada um de nós colocar a própria face no lugar desta. Se um dia fomos criados a Imagem e Semelhança de Deus, nada mais natural. "Ahh, mas como isso é difícil", você pode me dizer. E sim, eu concordo plenamente!
Mas vamos lá. Não há nada que Jesus nos convide do qual Ele não tenha feito também. Se olharmos com atenção, vamos descobrir qual é a receita.
Somos imperfeitos. O que significa que iremos tropeçar pelo caminho da santificação. E é aqui que reside o "não se importe em provar isso" da imagem compartilhada. Julgamos uns aos outros sem perceber, sendo isso certo ou errado, não é mesmo? Assim toda atitude que vem na contramão do mundo vai gerar julgamentos e apontamentos.
O processo de refletir a face de Cristo, de tornar-se santo, não acontece da noite para o dia, mas é um processo. Uma caminhada que começamos no dia de nosso batismo e levamos até o dia de nossa morte. Por isso quando alguém levantar a voz contra você, seja humilde, tenha calma e não cesse, pois o caminho se faz caminhando.
É bem verdade que muita gente se perde no caminho por conta de vaidade. Somos imperfeitos e também narcisistas. Mas aqui ao invés de ir na contramão do mundo, estará indo na contramão de Cristo, que sempre agiu com simplicidade. O Evangelho diz:
"Quando
deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita.
Assim, a
tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á.
Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas
sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade
eu vos digo: já receberam sua recompensa.
Quando orares, entra no teu
quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar
oculto, recompensar-te-á."
(Mateus 6, 3-6)
Logo, vamos percebendo que refletir a face de Cristo significa agir com compaixão e sem vanglória. Não somos dignos da graça de Deus agindo em nós. Ele assim faz por Amor, e tudo o que podemos fazer é sermos gratos. Não numa gratidão triste de quem confunde humildade com passividade. Mas ir além e anunciar Seu plano de amor sem fazer alarde, sem usar palavras, apenas sendo.
Percebemos também que nossa recompensa é o céu. Quando fazemos a escolha por ser de Cristo, muitas coisas precisarão ser mudadas e sempre haverá alguém para nos lembrar disso. Mas nossa alegria está em saber que o céu nos aguarda, ansioso.
Assim, percebemos por fim que tudo se resume em uma escolha: qual a face da qual está disposto a refletir? Sua própria face, e ser admirado por isso? Ou a face de Cristo, e viver as perseguições que um dia Ele viveu, na certeza de que seu preço já foi pago na cruz?
A escolha é sua. Faça-a com o coração tranquilo.