Já reparou como o tempo tem mudado drasticamente? O inverno dura bem menos de três meses em países tropicais, como o Brasil. Dizem os especialistas que a nossa temperatura mudou muito nos últimos anos por conta de nós, homens.
Mas uma certeza parece fazer parte de nossos dias: parecemos nunca estar satisfeitos. Quando está frio, queremos calor. Quando está quente, queremos chuva. E quando chove, perdemos a paz com o barulho dos trovões!
Mas segundo a palavra de Deus, o problema não está em ser quente ou frio, mas em ser morno. E aí, como anda a temperatura do seu coração?
Trago esta brincadeira (calma, não é um desabafo!) sobre a temperatura para ajudar na reflexão que faremos deste trecho do Apocalipse de São João:
Ao anjo da igreja de Laodicéia, escreve: Eis o que diz o Amém, a Testemunha fiel e verdadeira, o Princípio da criação de Deus. Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te. Pois dizes: Sou rico, faço bons negócios, de nada necessito - e não sabes que és infeliz, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que compres de mim ouro provado ao fogo, para ficares rico; roupas alvas para te vestires, a fim de que não apareça a vergonha de tua nudez; e um colírio para ungir os olhos, de modo que possas ver claro. Eu repreendo e castigo aqueles que amo. Reanima, pois, o teu zelo e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo.
Sim, existem situações na vida onde parece mesmo que nada está bom. Que temos a sensação de remar contra a corrente, de não sair do lugar, de estar investindo tempo e até dinheiro em uma dúvida. São nesses momentos em que somos convidados a nos tornar mornos.
E são nesses momentos também que Jesus nos repreende e castiga, por nos amar, como diz a Palavra. O verbo vomitar nos parece bastante duro, não é mesmo? Pois aquilo que é vomitado já esteve dentro e não voltará a estar. E quando Cristo diz que estamos cegos e nus, quer dizer que estamos expostos. Mas ao quê?
A temperatura, simples assim! Tornar-se morno é se tornar uma pessoa em cima do muro, "mais ou menos", inquieta, duvidosa. E tudo o que Deus quer de nós é uma decisão. Não ter uma decisão sobre o que quer para você é estar exposto a qualquer opção, afinal, para quem não sabe para onde vai serve qualquer caminho .
Sim, é na hora da tribulação que Deus se faz mais presente! Não que Ele não estivesse ao nosso lado antes. Mas esta é a Sua forma de nos devolver a visão e a dignidade, esta é Sua forma de Amar.
Isto significa que para deixar de ser morno, é preciso persistir e manter os olhos abertos para ver a presença de Deus. É preciso ter Jesus como caminho, verdade e vida. É fazer disso uma decisão, de quem sabe que haverão pedras no caminho, mas que não são capazes de tirar dele sua beleza. É abrir a porta quando Ele nela bater.
Deixar de ser morno é se tornar um pouco mais povo de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário