quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

O sucesso

O primeiro texto de 2017 traz como tema o sucesso! Esta é uma palavra recorrente nos últimos dias e também nos primeiros dias de todos os anos. Buscamos sucesso em nossas ações a todo momento e queremos ser reconhecidos como pessoas de sucesso entre nossos familiares e amigos.

Definir sucesso parece desnecessário? Talvez. Mas...para onde o sucesso tem te levado? É capaz de se reconhecer um sucesso, ao menos por um instante? E quando alcançá-lo, o que pretende fazer com ele?

Caminhe comigo, rumo a vitória!
Sucesso. Bom resultado. Êxito. O final da empreitada. O final de um acordo. Glamour. Reconhecimento. Como disse antes, esta é uma palavra que todos nós acreditamos conhecer bem, por tanto buscá-la. Mas calma, não se apresse! Alcançar o topo da montanha é para poucos!

A figura do alpinista representa bem a ideia de sucesso que possuimos hoje. O esforço, a concentração e o quanto você é bom naquilo que faz te levará ao sucesso, onde a paisagem é bela e vale a pena chegar lá, mesmo que não possa por lá permanecer por muito tempo. E se pintar uma pitada de sorte, ela será bem vinda.
E se de repente você desistir no caminho, por qualquer motivo? Isso vai fazer de você um fracasso? Embora pense que não, e você tem razão, infelizmente hoje somos levados a pensar que sim. E ninguém quer ser um fracasso, não é?

A consequência desse breve pensamento é que somos levados a esconder nossos erros, nossas falhas, nossas dúvidas, nossos "mas..." pelo medo de parecer frágeis, fracos, fracassos. Por defesa, deixamos nos convencer pelo orgulho, não somos capazes de perdoar.
Para muitos, sucesso é sinônimo de ser alvo de paparazzi. Basta escolher a rede social de sua preferência para se certificar disso. Muitos de nós "brincamos" de ser seguidos e perseguidos por elas, as câmeras fotográficas. Até nos esforçamos para parecer espontâneos nas fotos que obviamente não são.

O sucesso aqui é medido pela quantidades de likes, seguidas de volta e comentários ricos em aplausos. Mas ele dura pouco, até a próxima foto para ser mais preciso. E likes a menos significa, igualmente, fracasso a mais.
Ser digno de aplausos, se tornar referência em um assunto, ganhar notoriedade, servir de exemplo. Tudo isso tem a ver com a nossa natureza humana, e é muito bom, não há razão para se sentir culpado por isso! O problema está em se perder no meio do caminho, naquilo que chamamos de idolatria. Ou no caso do próprio tu, egolatria.

Se comparar a Deus, querer se tornar um deus para alguém, rivalizar ou se comparar com Ele é ruim para você e para quem te rodeia. É ruim porque não está levando mais Deus para as pessoas. É ruim porque não levando mais pessoas para Deus. E enquanto se preocupa em ser melhor do que era ontem, pode se esquecer de ser melhor para os outros.
Ser um sucesso segundo Deus significa caminhar cada a dia em direção ao céu. Foi isso o que ele buscou nos ensinar durante sua vida na Terra. Foi isso o que os apóstolos e santos aprenderam e colocaram em prática, eis a razão para termos certeza de que estão ao lado d'Ele agora.

E se não ganhar louros e troféus por isso, não desanime!! Todo o capítulo 6 do Evangelho de São Mateus merece sua leitura nesse momento. Aqui, trago os dois últimos versículos, em resumo de nossa conversa:

Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.
(Mt 6, 33-34)

Não se deixe atropelar por seus objetivos!! Aprendamos de Cristo que o verdadeiro sucesso não se encontra nesse mundo.

Um comentário:

  1. Muito bom esse artigo sobre o sucesso, pois às vezes buscamos a vida toda mas não sabemos ao certo o verdadeiro significado dessa palavra.Obrigado pela esclarecimento

    ResponderExcluir