No princípio, Deus criou o céu e a terra. E a natureza. Foram dias e dias cuidando de cada detalhe cuidadosamente para a chegada do homem e da mulher. E quando olhamos ao nosso redor nos dias de hoje, tudo o que vemos são prédios e asfalto. Vivemos uma crise com a falta de água que a pouco tempo atrás nos parecia mais uma obra ficção científica. E hoje isso se tornou real. É certo de que houve um erro no meio do caminho. Pois então, onde erramos?
Já ouvi muita gente dizendo coisas do tipo:
- Se Deus é bom, porque Ele permite que fiquemos sem água?
- Mas Deus não é perfeito? Por que precisamos sofrer tanto?
- E esse calor? São Pedro tirou férias?...entre tantas outras. Olhar nossa situação como quem olha para o escuro não me parece o ideal. Tudo o que acontece hoje é consequência de atitudes e escolhas feitas por pessoas anteriores a nós. E essas pessoas podem ter vivido a 200 anos. 100 anos. 20 anos. Quem sabe? Isso pouco importa, na real. O ideal é que olhemos para frente buscando a melhor forma de contornar tudo isso.
Não tenho dúvidas de que a natureza foi o maior bem confiado a nós por Deus. Talvez o mais próximo que podemos chegar do Jardim do Éden (antes do nosso retorno ao céu, é claro) seja através de momentos de contato direto com a natureza. E isso é facilmente compreensível quando pegamos horas e horas de congestionamento por algumas horas diante do mar, ou fugimos para as montanhas onde nossos smartphones perdem o sinal e nos dão alguns dias "de paz". A sensação de paraíso é instantânea. E passageira.
Traduzindo: Não temos wi-fi, conversem um com o outro! :)
No princípio, Deus criou o céu e a terra. Criou os animais, as plantas, e tudo o mais que chamamos de natureza. E então criou o homem e a mulher, e confiou a eles tudo o que havia criado. Seu Amor foi tao grande que Ele concedeu também ao homem o livre arbítrio. O que isso significa? Liberdade! Liberdade? Isso pode representar um problema para quem não sabe como lidar com ela. E aí? Deus manteve sua decisão. E assim se fez.
Não precisamos dar um contorno de ação e suspense à história da criação, afinal, não estamos em Hollywood. Aqui, na vida real, nos cabe entender o que significa o livre arbítrio concedido por Deus a nós. Sim, ele significa liberdade. Mas liberdade requer uma boa dose de responsabilidade, pois do contrário, teremos um desastre. Como este, que vivemos com relação a falta de água.
Cuidar da natureza, que é nosso maior presente, é assumir a responsabilidade pelo mundo onde vivemos. Responsabilidade esta que estamos tão acostumados a terceirizar, e por isso não nos sentimos culpados pela destruição da natureza. O que mais podemos esperar de um cristão comprometido senão um simples ato de consciência.
Aqui, não falo simplesmente de falta de água. Mas de liberdade que não se confunde com inconsequência. O livre arbítrio é um bem particular. E cabe a nós torná-lo também um bem comum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário