Só se sente saudade do que é bom, já dizia a música. Entre Natal e Reveillon, vivemos um período que nos remete a momentos e pessoas que já não fazem mais parte de nossos dias, ao menos fisicamente. Esse sentimento pode se repetir em aniversários ou outras datas importantes, e aqui pouco importa se foram dias, meses ou anos atrás que elas se foram. Assim como o tempo de Deus é para sempre, e Deus é Amor, sempre é tempo de amar. De novo.
Saudade não envelhece. Ao contrário, rejuvenesce. A cada lembrança, é como um filme passando diante de nossos olhos, estejam eles abertos ou fechados. Recriamos cenas, acrescentando detalhes, ignorando outros, como em um espetáculo da natureza trabalhando a favor da ressignificação do amor.
Ressignificar. Dar novo significado, novo sentido. Isso acontece porque nosso cérebro é incapaz de reproduzir fielmente nossas memórias, embora possamos ter a sensação de lembrar tudo com perfeição. Isso pode ser explicado de forma simples. A vida se tornaria insuportável se nossas memórias, tristes ou felizes, fossem vividas repetidamente com a mesma intensidade. Deus nos fez perfeitos, e a natureza age em favor de nossa vida. É como a demonstração de uma saudade de Deus por nós.
Muitos já se foram, mas ainda permanecemos aqui. O motivo? Não nos compete responder a isso. Nos basta seguir em frente, levando de todos que já se foram mais do que simples objetos ou fotografias, mas sensações e aprendizados. Coisas que o valor ninguém pode mensurar. Coisas que ninguém pode roubar. Coisas que nos transportam de volta a tempos que não voltam mais. Coisas que nos levem a olhar para frente e seguir, apesar de tudo.
Costumo dizer que a saudade é a presença na ausência. Que possamos carregar em nós as lembranças daqueles que nos fizeram bem e a consciência de que existe um Pai no céu esperando por nós, com a saudade de quem observa a beira do caminho pelo volta do filho tão amado.
Saudade é amar um passado que ainda não passou, é sentir a presença dos ausentes, é nossa alma dizendo para onde ela quer voltar, é o tempo querendo acontecer de novo!!
ResponderExcluirSem dúvida! O verdadeiro amor é para sempre!
ResponderExcluir