segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Um dia a mais...


Novo dia, lindo dia
Hoje é vinte e nove,
mas poderia ser trinta.
Mas espere, ainda é fevereiro!
Isso pode?

Sim, se pode, a cada quatro
anos ditos pela ciência
que o calendário aceita,
submisso que só.

Eu não, ativo sou,
e diante de um dia a mais
serei grato, antes de tudo.

A ciência,
pelas horas de rotação da Terra
A fé,
pelas graças que um novo dia trás
A Deus,
que ao tudo isso criar

Me deu o presente
a graça de viver um dia
que tem a graça de ser
Um dia a mais!



domingo, 21 de fevereiro de 2016

A castidade

"Ihh, lá vem o hipócrita..."

Assim diria um cidadão do mundo, ao ler o título e tema deste post. Uma pena, pois experienciar a graça da castidade de fato não é para qualquer um. Mas de fato, sem preocupação em ser quadrado ou modinha, venho aqui para falar um pouco sobre esse convite do céu que se tornou um tabu por conta de tantos e tantos.

Você está preparado?
Ahh, o amor...tema de frases, poesias, livros, filmes e canções. Antes de falar da castidade, vale a pena entender um pouco de como vemos o amor. Pois, para quem escolhe vivê-la, deve tem em mente a certeza de que mais que um sentimento, o amor é exigente.

Antes de qualquer coisa, o que a Igreja convida nossos casais hoje é ir além da cultura de hoje, que tenta a todo momento empurrar a nossa goela abaixo de que amor é só prazer.

Como já disse antes, nos textos o amor é para mim? e Ágape e outros tipos de amor, somos muito mais do que carne e osso. Somos alma e espírito, Deus nosso Pai nos fez assim e não foi a toa. 

Reduzir a experiência humana em carne e osso é fazer de nós meros animais. Acredito que seja bem claro que o cara lá em cima criou o mundo todo e nos colocou para cuidar de todas as Suas maravilhas esperando algo mais de nós.

A castidade traz consigo o significado de pureza pois é a experiência mais próxima do amor de Deus que nós, meros seres terrenos, podemos viver. Seja para os padres e religiosos, ao guardar-se inteiramente ao Pai, ou aos casados, que sendo apenas uma só carne, são um só em Cristo Jesus.

A relação sexual deve acontecer somente após o casamento, pois exprime a fidelidade de Deus firmada na aliança com Ele no Sacramento do Matrimônio

Mas, e quanto a nós, solteiros? Quando vencemos a batalha ideológica contra o mundo e encontramos uma pessoa especial, a chama queima dentro de nós da mesma forma.

E agora, José?
Esta imagem ajuda a exprimir a minha ideia. Se pensa que quis dizer sobre brincar com fogo e tornar sua parceira ou parceiro em pessoas secas, também. Mas vou além.

A inspiração vem da frase de Graciliano Ramos, em Vidas Secas:

"Quando se quer bem uma pessoa, a presença dela conforta. Só a presença, não é necessário mais nada."

Uau! Quanta sabedoria! Graciliano era ateu, mas descobriu sem querer a essência da pureza escondida na castidade. Não há nada mais belo do que encarar de frente o amor de Deus bem acompanhado, e junto deste viver este amor.

Que você tenha a coragem de experimentar o verdadeiro amor, na esperança pelo que há de melhor, e que sempre vem para quem escolheu esperar.



quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

A penitência

O Carnaval acabou. A quarta-feira de cinzas chegou. E com ela, a Quaresma convida nossa Igreja ao jejum, caridade e oração neste tempo de espera pela vitória da vida sobre a morte em Cristo Jesus. 

Tema comum neste tempo é a penitência. Quem nunca? Se propor a ser um cristão diferente durante a quaresma é regra daquele que pretende seguir os ensinamentos do Pai. Mas, como temos realizado tudo isso?
O sentido da penitência é se reconciliar com Deus para reestabelecer nossa saúde espiritual. Assim como vamos ao médico para cuidar da saúde física, ao psicólogo para tratar das questões mentais e a tantos outros especialistas, quando falamos de alma e vida eterna, quem como Deus, não é mesmo?

Desta forma, um ato de penitência que realizamos deve simbolizar e fechar uma aliança com uma mudança espiritual que só realizamos em Deus.

O que isso significa?
Que quem passa 40 dias sem comer doces, e no domingo de Páscoa come 8 ovos de chocolate, não engana a Deus, mas a si mesmo.

Se não for acompanhada de uma mudança e reabilitação espiritual, as penitências perdem o sentido. Assim disse Jesus, segundo o Evangelho de São Mateus:

Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Limpais por fora o copo e o prato e por dentro estais cheios de roubo e de intemperança. Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o que está fora fique limpo.
(Mateus 23, 25-26)
(Imagem:a12.com)

Sendo assim, compreendemos que as penitências por si só não trazem a paz, mas sim a conversão espiritual em Cristo Jesus. Assim, devemos preparar nosso coração e rever nossa vida por completo, para realizar a reconciliação com Deus através de uma boa confissão e ter nossa vida lavada pelo sangue do cordeiro.

Se tens errado pelo caminho, neste ano, faça diferente! Eis que Ele está a porta e bate.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O último dia


#11 - Se Deus te desse só o amanhã para sentir o que nunca sentiu, o que sentiria?


O árduo é trivial, mas a afeição é etérea. Assim diz Cartas ao Remetente, canção do Rosa de Saron que serviu de inspiração para mais este post interativo. As respostas de meus amigos caminharam para destinos variados.

Afinal, porque o último dia de nossas vidas gera em nós tamanha ansiedade? O que a tão elaborada frase acima quer dizer? Sua vida tem sido mais trivial ou mais etérea ultimamente?

A palavra de hoje é coragem. Mas antes desta, a palavra de ordem é .
Quando falamos de emoções e sentimentos, a experiência é muito pessoal, e por isso fiz questão de frisar durante minha pesquisa que não se tratavam de respostas certas ou erradas. Cada um sentirá neste momento não aquilo que viveu consigo mesmo ou com o mundo, mas aquilo que viveu na relação com Deus, e isso é muito particular.

A imagem acima começa a responder nossa inquietação. Ela representa a Parusia, a segunda vinda de Cristo, onde ele descerá como Rei, envolto de anjos, ao som de trombetas, e tudo que é imperfeito desaparecerá, segundo a Bíblia.

Tudo o que Jesus nos disse a respeito do fim do mundo através de seus discípulos foi que não devemos nos preocupar com a data, afinal Ele só há de ser Rei quando aqui se tornar de fato o Reino de Deus, o que hoje é um projeto. Sua intenção não é de sacanear ninguém, mas de salvar e estender na terra o céu.
Mas, e se considerarmos a Eucaristia também uma Parusia? Cristo retorna a nós em corpo, sangue, alma e divindade a cada missa, não é verdade? E isso não significa o fim, mas um novo começo, acredita nisso?

O que estou querendo dizer é que Jesus voltará sim, um dia. Mas Ele já volta. Diariamente, semanalmente, mensalmente, anualmente, casualmente, acidentalmente? Não sei. Depende de você e de mim. 

Eis que algo que está sempre envolto de medo se torna um pouco mais claro, como se o vento batesse e levasse consigo uma névoa diante de nós. Exagero meu?

Talvez. Vamos caminhar um pouco mais.
Ops, o último dia!! Se já falamos sobre sua relação com Cristo, vamos pensar um pouco na sua vida agora. E na minha também, afinal estou vivo, e não fujo da regra!! Voltemos à nossa música.

Trivial. Que não revela maiores qualidades. Ordinário. Corriqueiro, vulgar, comum, banal. Conhecido por todos.

Etéreo. Que leva à elevação da alma. Sublime, elevado, puro delicado. Algo divino, que não faz parte da natureza material.

Temos aqui caminhos bem distintos.
Acredito que já perdi muito tempo na vida tentando descobrir o porquê de algumas coisas, enquanto deveria estar preocupado em tornar minha vida em algo de útil. Não somente no sentido de utilidade, finalidade, embora nossa vida tenha um fim. Mas também (e principalmente) em não me conformar com as coisas como são, sair da teoria e da técnica e partir para a prática.

Com Jesus não foi diferente. Chegou em uma realidade totalmente conturbada. Quando disse publicamente que era "o Filho do Homem" e não seguiu aquilo que a sociedade esperava d'Ele, foi humilhado, ignorado, perseguido. Porém, falamos de Seus ensinamentos até hoje, indicando que muito do que Ele fez permanece entre nós.
E quanto a nós? Por onde andamos deixamos rastros, e isso é fato, mas para onde nossos rastros tem levado? Quem segue nossos passos encontra o Cristo?

Não existe outra forma de ser cristão senão essa: deixar rastros de céu por onde passamos. Assim, os discípulos de Jesus eram reconhecidos onde chegavam. Assim, os santos tornaram a trivialidade em sacralidade. Assim, devemos seguir a vida, tomando isso como missão.

Não tenha medo do último dia, pois Cristo estará lá, assim como pode estar hoje. Só depende de você. Seus rastros não te deixarão mentir.