domingo, 21 de fevereiro de 2016

A castidade

"Ihh, lá vem o hipócrita..."

Assim diria um cidadão do mundo, ao ler o título e tema deste post. Uma pena, pois experienciar a graça da castidade de fato não é para qualquer um. Mas de fato, sem preocupação em ser quadrado ou modinha, venho aqui para falar um pouco sobre esse convite do céu que se tornou um tabu por conta de tantos e tantos.

Você está preparado?
Ahh, o amor...tema de frases, poesias, livros, filmes e canções. Antes de falar da castidade, vale a pena entender um pouco de como vemos o amor. Pois, para quem escolhe vivê-la, deve tem em mente a certeza de que mais que um sentimento, o amor é exigente.

Antes de qualquer coisa, o que a Igreja convida nossos casais hoje é ir além da cultura de hoje, que tenta a todo momento empurrar a nossa goela abaixo de que amor é só prazer.

Como já disse antes, nos textos o amor é para mim? e Ágape e outros tipos de amor, somos muito mais do que carne e osso. Somos alma e espírito, Deus nosso Pai nos fez assim e não foi a toa. 

Reduzir a experiência humana em carne e osso é fazer de nós meros animais. Acredito que seja bem claro que o cara lá em cima criou o mundo todo e nos colocou para cuidar de todas as Suas maravilhas esperando algo mais de nós.

A castidade traz consigo o significado de pureza pois é a experiência mais próxima do amor de Deus que nós, meros seres terrenos, podemos viver. Seja para os padres e religiosos, ao guardar-se inteiramente ao Pai, ou aos casados, que sendo apenas uma só carne, são um só em Cristo Jesus.

A relação sexual deve acontecer somente após o casamento, pois exprime a fidelidade de Deus firmada na aliança com Ele no Sacramento do Matrimônio

Mas, e quanto a nós, solteiros? Quando vencemos a batalha ideológica contra o mundo e encontramos uma pessoa especial, a chama queima dentro de nós da mesma forma.

E agora, José?
Esta imagem ajuda a exprimir a minha ideia. Se pensa que quis dizer sobre brincar com fogo e tornar sua parceira ou parceiro em pessoas secas, também. Mas vou além.

A inspiração vem da frase de Graciliano Ramos, em Vidas Secas:

"Quando se quer bem uma pessoa, a presença dela conforta. Só a presença, não é necessário mais nada."

Uau! Quanta sabedoria! Graciliano era ateu, mas descobriu sem querer a essência da pureza escondida na castidade. Não há nada mais belo do que encarar de frente o amor de Deus bem acompanhado, e junto deste viver este amor.

Que você tenha a coragem de experimentar o verdadeiro amor, na esperança pelo que há de melhor, e que sempre vem para quem escolheu esperar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário